Ionix
Limpeza do aço inox: descubra como se proteger do novo coronavírus

Limpeza do aço inox: descubra como se proteger do novo coronavírus

#notícias

Por conta da pandemia provocada pela Covid-19, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Novas estratégias de limpeza e distanciamento social passaram a ser colocadas em prática para tentar minimizar o impacto da doença. Sendo o aço um material muito utilizado, entender como fazer a limpeza do aço inox é uma prática indispensável para a segurança de todos.

Isso porque, a forma de transmissão contribui para o aumento do número de pessoas contaminadas. Em outras palavras, fazer a assepsia correta das superfícies se tornou uma tarefa de extrema importância no combate à doença — já que além da contaminação pelo ar, pode ser transmitida por meio do contato com áreas em que há a presença do vírus.

Continue sua leitura e entenda mais sobre este assunto!

Qual o risco de contaminação pelo aço inox?

Estudos publicados no início da pandemia no Brasil indicam que o novo coronavírus pode sobreviver em diferentes períodos, de acordo com a superfície em que está depositado. De acordo com publicação feita na revista “New England Journal of Medicine”, o tempo médio de sobrevida sobre o aço inoxidável, por exemplo, é de até 72 horas, ou seja, 3 dias.

Por outro lado, ele é também um dos materiais com menor potencial de contaminação, pois impossibilita que agentes patogênicos adiram com facilidade em sua superfície. Isso acontece porque se trata de um material extremamente sólido e impermeável. Portanto, o micro-organismo que encontra dificuldade de aderência, dificulta a contaminação cruzada.

O que utilizar para fazer a limpeza do aço inox?

Atualmente o aço inox está presente na maioria dos lugares. Seja no corrimão de uma escada ou nos utensílios domésticos, essa liga de ferro e crômio também é muito comum em ambientes hospitalares, bem como nos instrumentos cirúrgicos. De modo geral, a popularidade desse material demonstra sua eficiência e segurança a riscos biológicos.

Apesar disso, é muito importante adotar as medidas de segurança necessária, assim como realizar corretamente a assepsia do metal.  Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a manter sua casa, negócio e indústria seguros quanto à limpeza do aço inox. Confira nossas dicas.

Limpeza tradicional

Para promover a higienização de peças produzidas nesse tipo de metal, é muito importante ter atenção na hora de escolher os produtos. Vale lembrar que, utilizar esponjas muito ásperas, por exemplo, pode danificar a superfície, provocando riscos e arranhões. Portanto, recomenda-se o uso de panos macios, esponjas suaves e escovas de cerdas macias. Além disso, podem ser empregados alguns utensílios de borracha ou silicone, como espátulas.

Para garantir a máxima eficiência na higienização durante uma limpeza de rotina, basta utilizar produtos simples, como desinfetantes, água e sabão neutro. Por outro lado, produtos químicos alcalinos e removedores à base de amônia também são boas opções. Para finalizar, pode-se aplicar pastas específicas para proteger ainda mais o cromo.

Após limpo e seco, pode ser aplicado uma quantidade pequena de álcool líquido na concentração mínima de 70% sobre a superfície de aço inox. Para tanto, utilize um borrifador para aplicar e um pano de microfibra para ajudar a espalhar e secar toda extensão. Além de garantir um melhor polimento à peça, poderá corroborar ainda mais para a eliminação de qualquer vestígio do vírus.

Como se proteger do novo coronavírus?

De fato, a desinfecção de superfícies pode impedir que o coronavírus se espalhe. Entretanto, essa não é a única medida de segurança recomendada. De acordo com especialistas, o primeiro passo é lavar as mãos com frequência, utilizando sempre que possível água e sabão ou álcool em gel 70%.

Sempre que for necessário se deslocar, utilizar máscaras de proteção individual juntamente com o distanciamento físico pode reduzir o acesso ao vírus. Além disso, as autoridades de saúde recomendam uma distância mínima de 2 metros de distância de qualquer pessoa que esteja espirrando ou tossindo.

Para evitar a contaminação de outras pessoas — caso você esteja doente —, procure ficar em casa e apenas procure atendimento médico se apresentar febre alta ou dificuldade em respirar. Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado antes de tossir ou espirrar. O uso da máscara evita que o vírus seja lançado no ambiente pelo ar.

Como você viu, a simples limpeza do aço inox pode ser o suficiente para eliminar o novo coronavírus. Extremamente seguro e eficiente, esse material tem excelente durabilidade e não representa esforços demasiados na hora de tornar o seu ambiente melhor protegido de doenças infecciosas. Além disso, existem diversas atitudes capazes de proteger tanto você quanto às demais pessoas. Basta colocar nossas dicas em prática!

Esperamos que as informações que trouxemos neste texto sejam suficientes para ajudá-lo no combate à doença. Se gostou deste conteúdo, acompanhe-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades que compartilhamos por lá. Estamos no Instagram e LinkedIn.

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Ligamos para você

Ícone

Orçamento rápido

Preencha os campos abaixo

{{form.lingua_id=1;""}}