A IMPORTÂNCIA DO AÇO INOX NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

O aço inox é o preferido da indústria alimentícia e está presente nos mais variados ramos, tais como, hospitalares, hotelaria, restaurantes e até em nossas casas.  Nas indústrias, o uso do aço inox se destaca por oferecer mais segurança e higiene, mas as suas vantagens não param por aí.

Conhecendo o produto

O aço inox além de oferecer manutenção e limpeza facilitadas, diminuindo as chances de contaminações, é um tipo de material resistente à corrosão e possui boa resistência mecânica. Isso quer dizer que o material é mais durável e resiste muito bem às oscilações de temperatura, destacando-se quanto comparado a outros materiais, como plástico e ferro.

É possível destacar as principais vantagens do uso de aço inox na indústria alimentícia:

  • Inercia

O aço inox é um material inerte à grande parte dos compostos liberados no momento da produção, ou seja, ele geralmente não reage a compostos, evitando desenvolvimento de bactérias, por exemplo.

  • Durabilidade

Como os materiais fabricados em aço inox geralmente não apresentam fácil deterioração, ele se torna mais adequado para acompanhar a cadeia produtiva de alimentos. Ou seja, além das qualidades do próprio equipamento, referente à sua composição, eles não precisam ser trocados por muitos anos.

  • Segurança alimentar

A segurança alimentar é um requisito obrigatório para todas as indústrias do ramo. Para estar correta diante da legislação sanitária vigente, a utilização do aço inox é um aliado da indústria. Além da redução brusca dos casos de contaminação e doenças através dos alimentos, a utilização do aço inox prevê mais qualidade de vida aos trabalhadores.

Tipos de aço inox para a indústria alimentícia

Dois tipos de aço inox se destacam na indústria alimentícia:

  • Aço inox 304

O aço 304 é muito utilizado em equipamentos para indústrias química, farmacêutica, frigoríficos, laticínios, condutores de água e tanques de fermentação. Esse tipo de produto é também muito utilizado na confecção de utensílios, como talheres, eletrodomésticos, cestos, panelas, entre outros. Essa utilização é mais uma prova da sua capacidade de resistência, durabilidade e menor probabilidade de corrosão.

  • Aço inox 316

Apresenta 2.5% de molibdênio em sua composição e é isso que o difere do aço inox 304. Na prática, significa que a liga garante qualidade superior à aplicação, se comparado ao aço 304. Suas aplicações são semelhantes, alcançando nichos como de indústrias, construção naval e instrumentos cirúrgicos.

A IONIX trabalha com diversos equipamentos em aço inox que atendem a indústria alimentícia e diversos outros segmentos do ramo industrial. Saiba mais sobre os nossos produtos e condições.

plugins premium WordPress