A MELHOR FORMA PARA ESTOCAR E MANUSEAR AÇO INOX

O aço inox é uma liga metálica feita da combinação de diversos elementos químicos, incluindo o cromo, que em contato com o oxigênio produz uma película que protege o objeto contra a ferrugem. Porém caso haja algum arranhão, risco ou aderência com outros elementos a película é violada e pode ocorrer ferrugem e oxidação. Por isso, é importante ter cuidado no momento de estocar e manusear o aço inox.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar nesse processo. Para saber mais, continue lendo.

Cuidados para estocar e manusear o aço inox

Principais cuidados para evitar a oxidação ao estocar e manusear o aço inox:

  • Usar luvas para manusear as peças;
  • Não usar ferramentas de fixação feitas de metal;
  • Evitar esbarrar em paredes ou quaisquer outros objetos;
  • Ao estocar, manter as peças de aço inox longe de outros metais;
  • Ao transportar, revestir as peças e as ferramentas com plástico, feltro, PVC ou outro material para proteger a superfície do metal;
  • Manter as peças em um local limpo, sem umidade e, de preferência, com piso emborrachado.

Como estocar e manusear o aço inox: dicas para cada tipo de material

Ao estocar e manusear o aço inox deve-se estar atento ao local que ele será armazenado. O local deve ser coberto, não ter contato com o solo e ser livre de sujeira e umidade. O aço inox também deve ficar longe de ácidos e produtos químicos e de limpeza, como graxas, óleos e gorduras. Ele também necessita manter uma distância de materiais feitos à base de alumínio, cobre e carbono, que podem causar oxidação.

Barras e fios de aço

No momento de estocar e manusear o aço inox, mais especificamente as barras e fios, a armazenagem deve ser feita sem contato direto com o solo. Outros cuidados são usar locais que protejam o objeto contra sol, chuva e excesso de umidade, além de armazenar longe de instalações elétricas.

Telas de aço

O armazenamento de telas de aço deve ser feito sobre pontaletes, sem ter contato com o solo. Elas podem ser guardadas em locais abertos, mas deve ser utilizada lona ou cobertura para proteção, respeitando o limite de empilhamento de dois rolos ou 50 cm.

Tubos de aço

Existem alguns cuidados para estocar e manusear o aço inox. Os tubos de aço devem ser estocados em prateleiras cantilever e exigem cuidado para serem manuseados. Eles também podem ser armazenados em estantes com braços inclinados.

Chapas de aço

As chapas de aço também não devem ser armazenadas no chão para evitar danos e corrosão. Elas devem ser armazenadas em estantes próprias para isso ou em paletes, evitando tanto o contato com o chão quanto o contato com outros metais. É necessário também o armazenamento em local coberto e livre de umidade e, caso estoque em local aberto temporariamente, as chapas devem ser colocadas sobre britas e cobri-las com lona.

Na Ionix você encontra diversos produtos para estocar e manusear o aço inox. Solicite seu orçamento pelo site ou fale com um consultor pelo telefone (62) 3284-1939.

plugins premium WordPress