Ionix
Tipos de corrosão do aço inox: saiba mais

Tipos de corrosão do aço inox: saiba mais

#notícias

Cada tipo de aço reage de uma forma à exposição em ambientes corrosivos e pode sofrer com a deterioração localizada. Por isso, é preciso ter atenção à escolha do tipo de aço e do acabamento adequado para cada local. Sobre isso, confira os tipos de corrosão do aço inox e saiba o que levar em consideração na hora de definir o material para seu projeto.

Tipos de corrosão do aço inox

  • Intergranular ou intercristalina

Esses tipos de corrosão do aço inox existem quando há deterioração da solda. Isso acontece pelo aquecimento prolongado entre 450°C a 850°C, que torna o aço “sensitizado” e, consequentemente, mais propenso à corrosão.

  • Corrosão por pite

Esse tipo de corrosão acontece quando o aço fica exposto a ambientes com cloreto. Ela é localizada e superficial, o que deixa manchas nas peças com aparência arquitetônica.

  • Corrosão sob tensão

Pode ocorrer em função da carga ou dos efeitos residuais dos processos de fabricação do aço e está ligada a fatores específicos. Os locais mais prováveis a esse tipo de corrosão são piscinas e plataformas marítimas devido à concentração de cloreto.

  • Corrosão galvânica ou bimetálica

Esses tipos de corrosão do aço inox ocorrem quando metais diferentes ficam em contato com chuvas, condensação etc. A consequência dessa situação é que o metal menos nobre corrói mais rapidamente do que se não estivessem em contato.

  • Corrosão em fresta

Corrosão localizada que acontece quando há pouco oxigênio em uma fresta. Esse tipo de procedimento ocorre normalmente em porcas, arruelas, roscas, parafusos e até soldas. A deterioração é mais intensa quando a fresta é mais estreita e profunda.

Importância da escolha do metal para evitar os tipos de corrosão do aço inox 

Elementos que devem ser considerados na hora de escolher o aço inox para seu projeto

  • Acabamento
  • Tipo de projeto
  • Forma de fabricação
  • Possibilidade de limpeza e manutenção
  • Propriedades mecânicas e físicas

Resistência aos tipos de corrosão do aço inox

O aço inox apresenta alta resistência à oxidação e corrosão devido à formação de uma película de proteção superficial de óxido de cromo, que o protege da ação de um meio ou agente agressivo bem definido.

Quer saber mais sobre os variados tipos de aço inox? Converse com um de nossos vendedores especializados e tire suas dúvidas. Confira nossos produtos e peça seu orçamento pelo site.

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Ligamos para você