Ionix
Aço Inox para cozinhar alimentos

Aço Inox para cozinhar alimentos

#notícias

O envolvimento entre produtos de aço inox e alimentos é cada vez mais comum. A grande maioria das indústrias que produzem panelas e utensílios em geral optam pelo inoxidável nas versões atuais.

A presença do aço inox nos processos de fabricação, processamento, estocagem e preparação destes materiais para cozinhar alimentos se deve a inúmeros motivos. Todos eles partem do princípio de que a resistência do material à corrosão, sua durabilidade e habilidade para remover resíduos contribui para todos os processos.

 

Finalização de receitas em aço inox

Quando a criatividade está em foco na cozinha, os materiais em aço inox podem contribuir positivamente. As panelas podem ir ao forno sem problemas, por exemplo.

Os níveis de preparação do alimento podem variar bastante. Em alguns casos, deseja-se somente gratinar uma massa, por exemplo. Em outros, atingir aquele ponto de uma carne mais espessa. Para todos estes, unindo-se à devida temperatura e tempo, as panelas de aço inox garantem uma finalização de maior sucesso. Sem grudar, sem queimar.

A otimização do sabor e das cores

Para alguns alimentos como carnes, aves e peixes, os benefícios do uso do aço inox são bem pontuais. O material permite que se forme a devida crosta ao se grelhar, através do contato com o fundo da panela. Além disso, são uteis para molhos e para deglacear.

Alguns modelos vão além e possuem revestimento interno cerâmico para grelhar. Ainda assim, utilizam do aço inox e sua resistência para que se chegue ao ponto final da receita.

A limpeza facilitada do aço inox

A durabilidade e habilidade para limpeza e esterilização das panelas de aço inox são um destaque. Em casos em que o alimento gruda no fundo, a limpeza torna-se facilitada. Uma esponja com água e detergente (neutro, de preferência) são a solução.

Em casos de difícil remoção do alimento (quando ele queima, por exemplo), basta um reduzido tempo com a panela de aço inox de molho e sabão líquido. Os resultados de limpeza total são visíveis.

 

Mitos sobre as panelas de aço inox

  • O gasto de gás:

O aço inox contribui para o aquecimento uniforme dos alimentos. As panelas deste material distribuem calor uniformemente e a temperatura é melhor mantida. Sendo assim, torna-se possível cozinhar em fogo mais baixo e controlado.

 

  • O tipo de fogão:

Seguindo a linha de fácil adaptação e resistência, estes materiais podem ser usados em qualquer tipo de fogão. Seja por indução, gás ou lenha, o calor será transmitido a toda a estrutura e transferido ao alimento.

 

  • A restrição de cocção de algum alimento:

Em geral, elas são recomendadas para praticamente todos os tipos de receitas que exigem calor e cozimento rápido. Porém, no caso de frituras em imersão, os cuidados devem se dobrar. Caso seja feito o uso de uma panela de aço inox, fiquei atento ao rápido aquecimento que passarão. O controle do fogo exigirá um acompanhamento assíduo para que o óleo e a superfície não sejam queimados.

 

  • Possíveis riscos de contaminação:

As possibilidades de o inox liberar metais e contaminar alimentos é micro. Porém, os cuidados nunca são dispensáveis. Pode acontecer de que cromo, ferro e níquel sejam passados aos alimentos. Entre eles, os dois primeiros não causam problemas, mas o último pode gerar alergias.

Sendo assim, uma dica é evitar as panelas de aço inox que contenham níquel. Você pode identificar através da aproximação de um ímã de geladeira, por exemplo: se não grudar, ela é feita com o material. Busque também descobrir se há alergia ao mesmo presente em seu organismo.

O aço inox 304 e os alimentos

Este é o mais querido e utilizado pela indústria alimentícia. Sua resistência e durabilidade são as melhores e indicadas para a produção de:

  • Tanques de mistura;
  • Panelas;
  • Pias;
  • Cubas;
  • Exaustores;
  • Cafeteiras;
  • Fogões;
  • Talheres.

 

Para conhecer um pouco mais da composição deste material, clique aqui.

 

Na Ionix, você pode encontrar os mais variados produtos em aço inox para alimentos. Entre em contato conosco e faça seu orçamento

Atendemos todo Brasil
Faça um orçamento com Ionix

Notice: Undefined property: IndexController::$noticia in /var/www/vhosts/ionix.ind.br/httpdocs/application/modules/default/controllers/IndexController.php on line 303

Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/vhosts/ionix.ind.br/httpdocs/application/modules/default/controllers/IndexController.php on line 303

Ligamos para você

Ícone

Orçamento rápido

Preencha os campos abaixo

{{form.lingua_id=1;""}}